2- FACE LIFTING | PLÁSTICA DA FACE

O face lifting pode ser o seu melhor aliado. Quando olhamos para um rosto podemos ver nitidamente os sinais de envelhecimento e que dificilmente podem ser escondidos, como rugas de expressão, marcas sulcadas de dobras constantes da pele, queda e sobras de pele formando papadas e bolsas. Conhecida como cirurgia plástica de rejuvenescimento facial, o face-lifting ou ritidoplastia pode ser um bom aliado para atenuar e até remover as marcas de expressão, através do reposicionamento da musculatura, proporcionando o resultado mais natural possível.

No face lifting, podemos atuar em diversos segmentos da face como elevar o canto externo da sobrancelha, suspender a região das bochechas, esticar a pele do pescoço, diminuindo as papadas e o duplo queixo, reduzir os sulcos ao lado da boca e em torno dos lábios. Enfim, levantamos a pele erguendo o visual da face como um todo, de maneira harmoniosa para deixar a face naturalmente mais jovem, com aparência saudável e descansada.

Indicação Face lifting

A ritidoplastia ajuda a rejuvenescer a face e atenuar as rugas de expressão. Melhora na autoestima.

Anestesia utilizada

Tanto a anestesia geral quanto a local ou a associada são utilizadas na cirurgia plástica facial. Dependendo do seu caso, tomaremos a liberdade de sugerir-lhe a mais conveniente. O resultado final será o mesmo.

Como ficarão as cicatrizes? Desaparecerão?

O face-lifting visa melhorar o aspecto da flacidez, rugas, sulcos, etc., dando assim um rejuvenescimento à face. As cicatrizes, entretanto, serão permanentes, apesar de irem se tornando cada vez menos visíveis com o decorrer do tempo. Enquanto isto não ocorre, recursos cosméticos como a maquiagem e penteados adequados disfarçam perfeitamente o inconveniente criado pelas cicatrizes recentes.

Além disso, o comportamento de cada paciente em relação à evolução das cicatrizes varia, podendo em certos casos resultar em sinais quase imperceptíveis. Apesar desta advertência prévia, muitos pacientes costumam esquecer-se dos detalhes que são transmitidos durante a consulta inicial e passam a preocupar-se especificamente com a presença das cicatrizes, no período pós-operatório imediato e mediato. Pruridos (coceiras), ardor ou insensibilidade poderão ocorrer eventualmente sobre as cicatrizes. Isto será temporário e tenderá a desaparecer.

Tempo de cirurgia

O face-lifting dura em torno de 120 minutos para a face e fronte e 60 minutos para as pálpebras. Sendo um procedimento cirúrgico, o tempo absoluto deixa de ter importância, pois certos casos demandam maior gasto de tempo em certas fases da cirurgia.

Tempo de internação 

Meio período para as cirurgias realizadas sob anestesia local. Vinte e quatro horas para aquelas realizadas sob anestesia geral.

Tempo de recuperação

O paciente pode retomar as suas atividades cotidianas entre 12 a 15 dias após o face-lifting, desde que se evite exposição solar. As atividades físicas leves, como caminhada, estão liberadas em 15 dias. Já exercícios pesados como musculação e corrida após 30 dias.

Resultado final

O resultado final da plástica no rosto só pode ser visto em três meses. No entanto, com 30 dias já se pode ter uma ideia do resultado.

Pós-operatório

Deve-se dormir de barriga para cima, evitar fazer movimentos bruscos com a cabeça, falar pouco além de não mexer na área operada. É recomendado também comer alimentos de fácil mastigação para não forçar a região operada. Evite tomar sol por 15 dias ou enquanto estiver com equimoses.

São utilizados curativos?

 Geralmente são utilizados curativos secos. O curativo é retirado após as primeiras 24 horas, ficando após esse período, apenas um curativo leve sobre as cicatrizes residuais.

Os olhos ficam tampados no pós-operatório?

Não. Apenas recomendamos a aplicação de compressas de algodão ou gaze embebidas em soro gelado sobre os olhos, ou conduta similar, que podem ser removidas conforme o paciente desejar. Isto diminui a intensidade do edema pós-operatório sobre os olhos.

Há dor no pós-operatório?

Não. A evolução das cirurgias estéticas é geralmente indolor. Raramente, um caso pode apresentar discreta dor, que poderá ser perfeitamente aliviada com um analgésico.

Quando são retirados os pontos?

A maioria dos pontos das pálpebras são removidos após 3 a 4 dias após o face-lifting. Os remanescentes (face, pescoço, couro cabeludo) entre 8 e 12 dias.

Quando poderão ser lavados e penteados os cabelos?

Entre o 2º e o 7º dia pós-operatório, com certo cuidado. Para secá-los, utilizar secador manual com ar discretamente aquecido. As tinturas somente deverão ser utilizadas após a 3ª semana.

Quando poderá ser utilizada a maquiagem?

Para as pálpebras, 3 dias após a retirada dos pontos. Na face, em torno do 5º dia.

Qual a evolução pós-operatória?

Você não deve esquecer que até que se consiga atingir o resultado almejado, diversas fases evolutivas são características deste tipo de cirurgia. Edemas (inchaço), “manchas” de infiltrado sanguíneo, hipersensibilidade de algumas áreas, insensibilidade de outras, são comuns a todos os pacientes.

Evidentemente, alguns pacientes apresentarão estes fenômenos com menor intensidade do que outros. Toda e qualquer preocupação de sua parte deverá ser transmitida à equipe. Um curto período de “depressão emocional” poderá ocorrer nos primeiros dias, devido ao aspecto transitório. Isto é passageiro e geralmente advém da “ansiedade em se atingir o resultado final o quanto antes”. Tenha paciência. Lembre-se de que nenhum resultado de cirurgia estética da face deverá ser avaliado antes dos 3 meses pós-operatórios.

O corte de cabelo preparatório para a cirurgia é muito extenso? Poderá ser disfarçado no pós-operatório?

Na ritidoplastia, os cabelos são cortados somente naquelas áreas onde se planeja localizar as cicatrizes. No pós-operatório imediato, este inconveniente poderá ser perfeitamente disfarçado com penteado adequado.

O resultado da cirurgia de rejuvenescimento compensa?

Cada caso é analisado individualmente durante a 1ª consulta. Algumas pacientes buscam, por meio do face-lifting, aprimorar sua aparência estética. No entanto, esse não é o objetivo primordial da cirurgia, sendo considerado um benefício adicional almejado. Uma vez que tanto o médico quanto o paciente concordam com a realização da cirurgia, isso indica que os benefícios do resultado são consideráveis.

As fotografias pré e pós-operatórias são importantes?

Evidentemente, a única maneira de se avaliar o resultado obtido é a comparação entre as fotografias pré e pós-operatórias, realizadas sob condições fotográficas idênticas nesses dois períodos.

Quantos anos vou rejuvenescer?

Não é possível, através da cirurgia, transformar uma face de 40 anos em outra de 20. Apesar disto parecer óbvio, fazemos questão de frisá-lo, pois certas informações errôneas são transmitidas por leigos, fazendo alguns pacientes acreditarem na possibilidade de retardar o “relógio do tempo” conforme sua vontade. Podemos afirmar que nenhum cirurgião plástico logrará este intento.

Por quanto tempo persiste o resultado do face-lifting?

O resultado do face-lifting será duradouro e variará entre os pacientes, levando-se em consideração o tipo de pele, a qualidade dela antes da cirurgia, os cuidados pós-operatórios e outros fatores que serão discutidos durante a consulta. O importante é envelhecer com dignidade. O resultado deve rejuvenescer o rosto sem modificar suas características.

A cirurgia do rejuvenescimento facial (rugas) é considerada como uma pequena ou uma grande cirurgia? Há risco nesta operação?

Raramente, a cirurgia de rejuvenescimento facial determina sérias complicações. Entretanto, sendo um procedimento cirúrgico, ocasionalmente poderão ocorrer imprevistos na evolução. Felizmente, são passíveis de correções posteriores, mediante “retoques” que permitem obter o resultado previamente almejado.

 

Clique aqui para voltar ao menu anterior

Escanear o código